O que significa ter sucesso para você?
Permita-me apresentar uma das muitas referências de sucesso para mim. Hermínio é o nome do homem que presta serviços como pedreiro para minha mãe e tantas outras pessoas há quase 30 anos. Devo dizer que ele é excelente no que faz, mas não é somente por isso que, para mim, ele é uma pessoa de sucesso.
Hermínio manteve um casamento com muito afeto e companheirismo durante 45 anos, criou 3 filhas, 5 netos, e,recentemente, teve que lidar com o luto de sua amada esposa Maria, que faleceu vítima de Covid. Mas isso não o fez perder a fé, que mantém viva através de sua ligação com sua religião, que, em seu caso, é o catolicismo. E, além de tudo isso, podem acreditar: Hermínio vive sorrindo e fazendo os outros sorrirem. É uma de suas características mais marcantes. Preciso explicar por que Hermínio é um homem de sucesso? Bom, como às vezes o óbvio também precisa ser explicado, vamos lá:
– É uma tarefa fácil manter longas relações de amizade e respeito com seu patrão, ou para quem você presta serviços?
– Quantos casamentos sólidos baseados em amor e lealdade são capazes de resistir, mesmo diante de tantas dificuldades?
– Existe algo mais difícil que organizar as finanças, criando filhos e netos, com uma profissão que te gera recursos limitados?
– Como lidar com a dor do luto sem se revoltar ou enraivecer?
Ah!E ainda por cima, as palavras mais recentes que eu ouvi dele foram: “eu consegui aceitar a morte da minha esposa, porque ela era uma mulher de muita fé. Não tenho chorado por isso, porque sei que ela está em paz. O que tem me feito chorar demais ultimamente foi assistir, na TV,à morte de tantas pessoas vítimas de Covid. Eu nãoas conheço, mas a situação me deixa muito triste”.
Agora não resta dúvida de que esse homem é um homem de sucesso, certo? Talvez não seja humano e esteja mais paraanjo, mas bem-sucedido, com certeza,ele é!
Agora…como podemos refletir sobre tudo isso e trazer a discussão para o âmbito educacional? Emais: a partir da Educação Infantil?
Não existe um caminho único para isso, porém,uma coisa é certa: precisamos valorizar,nas escolas, histórias como essas, que refletem a vida de muitos familiares daquelas crianças e jovens.
Então, quanto antes nós ampliarmos a noção de sucesso/fracasso nesses estudantes, com mais eficácia, poderemos ajudá-los a encontrar novos sentidos para sua existência, despertando algo muito importante, que é a noção de identidade, um elemento totalmente alinhado ao projeto de vida.
Se eu não reconheço (e valorizo) minhas raízes, crescerei sonhando em ser jogador de futebol, não necessariamente por aptidões naturais, mas porque vivo em meio a uma sociedade que só reconhece o sucesso atrelado à fama e ao dinheiro. Isso certamente frustrará a expectativa de milhares de jovens, que não serão grandes astros de futebol,e muito menos, milionários. Logo, serão considerados “fracassados” por muitos.
Para romper com essa lógica, os educadores possuem um importante papel, que é o de apresentar outras referências de “pessoas bem-sucedidas”, entre as quais, sugiro, de pronto,as mães dos alunos. Com certeza,entre elas, sobrarão exemplos. E, a partir da história do Hermínio, quem sabe você mesmo, professor, não reveja sua trajetória e se reconheça,hoje, como uma pessoa de grande sucesso?
Deixe um comentário