Paulo era criado pela avó, que tinha dois empregos, e ele morava com seus outros 3 irmãos.
Pedro era criado pela babá, e não tinha irmãos, não.
Paulo estudava em uma escola pública da periferia. Lá, a direção e os professores queriam muito que os estudantes pudessem chegar à Universidade. Então, trabalhar valores e direitos humanos na escola, não dava tempo. O conteúdo era extenso e o trabalho, também. O que funcionava, nesses casos, era livro didático, caneta e papel.
Pedro estudava em uma escola de classe média alta. Lá, a direção e os professores queriam muito que os estudantes pudessem chegar à Universidade. Então, trabalhar valores e direitos humanos na escola, não dava tempo. O conteúdo era extenso e o trabalho, também. O que funcionava nesses casos, era computador de ponta, tablet e smartphone.
Todos querem levar os estudantes à Universidade. Mas, e se ele chegar lá sem valores e humanidade, que ser humano ele será? E se ele não chegar lá, sem valores e humanidade, que ser humano ele será?
Bom, o Paulo não chegou. Na verdade, nem ao Ensino Médio ele chegou. Alguns dos seus irmãos chegaram ao técnico, mas, para Paulo, não deu. Na verdade, ele não via sentido em continuar tentando. As dificuldades eram muitas, e ele resolveu desistir. Não ligava para debates sociais, não, mas encontrou, entre os amigos da rua, uma oportunidade de roubo a um banco. E você sabe, oportunidades, a gente não deixa passar. Hoje, Paulo vai sair da condicional. Roubou o banco. Lá, 5 mortes, que transformaram a vida de 5 famílias, de umas 50 pessoas diretamente, e de 100 pessoas,indiretamente.
Ah, o Pedro chegou à faculdade, sim. Virou médico e ganhava bem, obrigado. Não ligava para debates sociais, não, mas viu na política uma oportunidade, e oportunidades, a gente não deixa passar. Tendo poder, ele já conseguiu desviar 1.000.000 das verbas da merenda escolar e das verbas que iriam para a construção de 2 creches, com 2.000 crianças afetadas diretamente, e umas 6 mil pessoas,indiretamente. Xi, criança com fome é problema, e criança na rua é pior ainda. Lembram do Paulo, né?
Mas trabalhar valores e direitos humanos na escola é perda de tempo, porque: empatia, acolhimento, autoestima, solidariedade, pertencimento, identidade, propósito, projeto de vida são coisas para professores que gostam de inventar moda. O que funciona mesmo, vocês já sabem: é livro didático, computador de ponta, caderno, lápis, tablet etc…
Então, assim como um pequeno rasgo, se não remendado, leva à destruição da roupa inteira. ,estamos todos ligados uns aos outros, e uma vida, apenas, muda a vida de milhares.
Para quem duvida… Se um vírus que começou do outro lado do mundo conseguiu te alcançar, imagina como não vai ser fácil para você trombar com o Pedro e o Paulo por aí?
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