A professora fez seu plano de aula.
Um plano de aula de matemática.
O perfeito e completo plano de aula é assim:
Então, ela aplicou o seu perfeito e completo plano de aulas. Aquele que funciona!
No dia seguinte, seu aluno falou:
– Professora, estou com um problema.
-Pode falar. O que é?
– Está todo mundo sem dinheiro em casa. Eu estou ajudando meus pais a vender na feira, e não está nada fácil. Será que a matemática pode me ajudar a resolver esse problema?
– E o que a matemática tem a ver com isso?
– Não sei, mas a senhora disse,ontem, que aprenderíamos a resolver problemas.
– Mas não é esse tipo de problema que a matemática resolve.
– Ah, mas eu tenho outros problemas. Vê se algum desses a matemática resolve. Eu tenho problema de aprendizagem, problema de relacionamento, problema de…
– Pode parar. Não! A matemática não resolve esses “problemas”.
-Então que tipo de problemas a matemática resolve?
– É muito simples. A matemática resolve problemas de adição, subtração, divisão, multiplicação, e por aí vai…
– Hum, entendi… Professora, eu acabei de ter uma ideia! Pode parecer bobagem.
– O que é?
– E se eu pegasse os produtos que meus pais vendem na feira, e dividisse em 10 sacolas, em vez de 5? Cada sacola custa 2 reais, mas, se nós colocássemos a metade dos produtos dentro, elas custariam só 1 real. Como o dinheiro está curto para todo mundo, em sacos menores e mais baratos, é capaz de vender mais, a senhora não acha?
– Ou então, nós poderíamos abrir a barraca da feira, às 7:00, em vez das 9:00. Eu percebi uma coisa: às 9:00, a barraca que fica ao lado abre também. E lá, eles têm o dobro dos nossos produtos. Se nós abrirmos duas horas antes deles, é capaz de a gente já conseguir vender, pelo menos, três vezes mais do que estamos vendendo hoje.
– E às 7:00, eu sempre vejo um ônibus descendo cheio de gente. Deve ter umas 40 pessoas, eu acho. Se metade delas já comprasse nossos produtos, já sairíamos no lucro, a senhora não acha?
-Ah sim, professora, deixa eu me abrir com a senhora sobre meus problemas de relacionamento. É porque, como eu não entendo nadinha que a senhora explica, fico nervoso mesmo. Então, se mexer comigo, já era!
-Sobre o problema de aprendizagem, meu maior desafio é esse, de matemática! Disso daí professora, eu não entendo nada. Já estou quase desistindo.
– Pois é, então você precisa parar de conversar e estudar mais!
Quem sabe prestando mais atenção nas aulas, e seguindo o “Plano de Aula perfeito”, eleconsiga resolver os problemas da matemática!
Deixe um comentário