Vamos apresentar a nossa lista de filmes sobre educação a que você não pode deixar de assistir:
1) Escola do Rock;
2)Sociedade dos poetas mortos;
3)Ao mestre, com carinho;
4) Rambo I.
O que foi? Vai dizer que Rambo não é um filme sobre educação?
Pelo contrário, Rambo é um filme que TODOS que se interessam por educação simplesmente PRECISAM assistir. Vamos aos porquês:
Uma Análise educacional sobre o filme Rambo I
Bom, o enredo é o seguinte: um cara caladão com um visual estranho chega em uma cidade pequena. E, como ele é diferente de todo mundo, todos olham torto para ele (nada a ver com o que acontece nas nossas escolas, né?).
Daí um policial passa a persegui-lo e, para fugir dessa perseguição injustificada(lembre-se que ele não fez NADA, além de ser diferentão), ele toca o terror na cidade, e vai se esconder na floresta. A cidade INTEIRA se mobiliza para matar Rambo, e ele mostra todo seu instinto de sobrevivência escapando de todos os ataques feitos contra ele.
Eis que surge um personagem que quer ajudar Rambo, porque o conhece de longa data e conta que,na verdade,Rambo é um ex-prisioneiro de guerra. O MELHOR entre seus soldados, e que não seria tão fácil assim caçá-lo.
Bom, no confronto com Rambo, metade da cidade já morreu, e o restante está escondida em suas casas. E, como não tem mais nada a perder, Rambo está preparado para atear fogo na cidade inteira.
Eis que, de repente, ele é recebido por esse seu ex-comandante. E adivinhem o que acontece com o cara mais fortão e agressivo, que matou vários homens e destruiu uma cidade???
Ele cai de joelhos e começa a chorar.
Sim, chorar muito. Além de abraçar com toda força seu ex-superior. O homem mais temido vira um menino.
E então ele diz a frase mais bonita do filme, que é:
“Eu gostava da guerra, porque lá eu era ALGUÉM, eu era RESPEITADO. Fora de lá, eu não sou NINGUÉM.”
E ele só se abre quando reencontra alguém que se preocupa com ele, o deixa confortável ao ponto de poder se mostrar frágil e de expor seus sentimentos,além do fato de que esse homem sabe exatamente o que Rambo passou, porque ele estava na guerra sofrendo junto, o que faz com que eles tenham uma relação de identificação.
Na guerra,Rambo se sentia útil, respeitado e valorizado.
Enquanto eles conversam, as autoridades do lado de fora esperam uma resolução, Rambo e seu ex-comandante saem, e de repente…
Assistam ao filme para ver o final! Ou, caso já tenham visto, revejam.
Esse filme nos ajudar a refletir sobre:
O quanto somos intolerantes com as diferenças;
Como pequenos desentendimentos geram grandes conflitos;
Que as pessoas precisam se sentir acolhidas, mesmo que elas errem;
Que demonstrar preocupação com o próximo é necessário;
Que identidade e pertencimento são essenciais para nos fortalecermos.
E todos os conflitos que o filme retrata acontecem diariamente nas nossas escolas: a falta de compreensão que gera agressividade, que gera descontentamento, que conduz à exclusão e,por fim, à evasão.
Além de tudo isso, é importante abrirmos a cabeça para perceber que filmes educativos não necessariamente se passam em uma escola. Os três filmes citados acima do Rambo são excelentes, mas são bem autoexplicativos.
Sempre tem um PROFESSOR, ALUNOS e a ESCOLA.
É importante educarmos nosso olhar para enxergarmos possibilidades de reflexões interessantes em qualquer obra, mesmo naquelas mais inusitadas.
Se você fizer uma lista dos melhores filmes de educação baseados em critérios formais,se tiver sorte, sua lista terá uns 20 filmes.
Se abrir a cabeça, e se despir de preconceitos, compreendendo que onde existirem seres humanos, poderá haver sim aprendizado (ainda que seja um exemplo a não ser replicado), sabe quantos filmes terá na sua lista?
1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000
Como não dá para incluir mais zeros, o céu é o limite.
Há um outro filme que também tem tudo a ver com educação, que é o Massacre da Serra Elétrica, mas vocês ainda não estão prontos para essa conversa.
Deixe um comentário