A gestão é definida como o ato de administrar, e organizar pessoas ou objetos com uma finalidade específica, seja em benefício próprio ou alheio.Então, gestores de plantão, seu trabalho é muito importante! E aprender com especialistas é sempre o melhor caminho!
Hoje nós vamos conhecer a história de Dona Maria, uma gestora de grande sucesso, que ao longo de seus mais de 75 anos de experiência na área, vai nos apresentar técnicas infalíveis para melhorar o ânimo dos funcionários, a produtividade e se inserir em um mercado tão competitivo.
O local que Dona Maria gerencia chama-se LAR. E esse lugar, só se chama LAR por causa dela. Porque senão fosse a gerência de Dona Maria, esse lugar se chamaria pardieiro, muquifo, zona, qualquer coisa, menos lar.
Vamos à entrevista com Dona Maria
– Então, Dona Maria, conte-nos o seu segredo para não deixar de acreditar no seu empreendimento?
– Olha, o segredo é o seguinte: você precisa ter fé que o seu negócio vai prosperar. Sem fé nada funciona. Tem outra coisa, não se preocupe tanto com a concorrência, porque se o seu trabalho for realmente de qualidade, não é por qualquer coisa que ele vai acabar.
– E sobre o diálogo entre os funcionários e o gestor, qual a importância disso em uma empresa?
– É claro que você precisa ouvir seus funcionários, mas não se esqueça: o líder é você! Então, nada de deixar virar bagunça. No meu empreendimento mesmo,todos tem que prestar conta de onde vão e que horas voltam. Temos um acordo que é a tolerância de atraso de 15 minutos. Então, não podemos abusar desse limite, porque não queremos que acabe a confiança.
– Entendi Dona Maria. E qual o segredo para não fechar o negócio, mesmo em tempos de crise?
-O segredo é esse: você tem que saber poupar, e reaproveitar. Aqui não desperdiçamos nada, senão depois não temos capital de giro.
– Certo. E Dona Maria, conte-nos como podemos manter a equipe sempre unida e motivada.
– Olha, SEMPRE é uma palavra um pouco forte, porque como em qualquer empresa, nós também temos nossos problemas, mas eu tenho duas dicas para resolver conflitos:
1) Sempre alimente bem seu pessoal, tenha um café, pão, biscoito nas reuniões de equipe, porque as vezes não é stress, é só fome mesmo;
2) Se isso não der certo, você pode fazer uma chantagem emocional também, tente gritar algo do tipo: “Eu naão aguento maisss, essas brigas me dão vontade de sumirrrrr”!!
Eu sei que não é a melhor solução, mas para manter o seu negócio em alta, e evitar que ele vá à falência, é preciso estratégias ousadas!
– Ok Dona Maria. E sobre os cursos de capacitação profissional que a senhora fez durante esse tempo todo. Poderia nos falar um pouco sobre isso?
– Claro, a qualificação de um gestor fará toda a diferença para que seu negócio prospere. Eu mesma posso citar alguns dos vários que fiz:
(COMO OS CURSOS DA DONA MARIA, SÃO MUITO MODERNOS,COM NOMES EM INGLÊS, COLOCAREMOS TRADUÇÕES PARA FACILITAR A COMPREENSÃO)
-HOW TO DO 50 THINGS AT ONCE AND NOT GO CRAZY
(COMO FAZER 50 COISAS AO MESMO TEMPO E NÃO ENLOUQUECER)
-DISCOVER HOW TO MAKE THE MOST DELICIOUS FOOD IN THE WORLD WITH JUST 1 INGREDIENT
(DESCUBRA COMO FAZER A COMIDA MAIS GOSTOSA DO MUNDO COM APENAS 1 INGREDIENTE)
-INVENT SMART SOLUTIONS FOR ALL THE PROBLEMS THAT EXIST ON THE FACE OF THE EARTH
(INVENTE SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA TODOS OS PROBLEMAS QUE EXISTEM NA FACE DA TERRA)
-HOW TO CONTINUE BEING LOVED BY YOUR TEAM, EVEN AFTER SPOILING, AND MAKE EVERYONE GIVE THEIR LIVES FOR YOU
(COMO CONTINUAR SENDO AMADO POR SUA EQUIPE, MESMO DEPOIS DE DAR ESPORRO, E FAZER COM QUE TODOS DEÊM A VIDA POR VOCÊ)
-Muito obrigada Dona Maria, por compartilhar suas dicas de sucesso conosco.
– Eu que agradeço, sabe como é, eu sempre acreditei que é na troca de experiência que a gente mais aprende. Sou filha de uma grande gestora também, e sei da importância de passarmos conhecimento para frente.
– Ok Dona Maria, obrigada novamente.
Gestores, esperamos que as dicas da Dona Maria possam alavancar seu empreendimento. E caso você, assim como eu, seja filho (a), de uma gestora como Dona Maria, empreender está no nosso sangue. Bons empreendimentos!
Deixe um comentário