Não, nunca permitirão que você envelheça de verdade!
É um fato: desde o instante em que você nasce, a cada segundo que passa, você se torna mais velho, e vocês sabem bem que existe uma idade certa, que é socialmente bem vista, especialmente em termos de mercado e economia. E essa fase não é a infância, tampouco a velhice: É a juventude! Isso porque é necessário, para a economia, estender ao máximo a fase em que as pessoas mais consomem, porque são mais independentes e economicamente mais bem remuneradas.
Então, vocês já devem ter percebido que não existe mais infância há muito tempo, não é? Qual festa infantil você se lembra de ter ido, que não tocasse as mesmas músicas que adultos ouvem? Ou que não tivesse um churrasco? Ou que os presentes não envolvessem produtos altamente tecnológicos? Essas músicas falam de relacionamentos rompidos, traições, sexualidade, ressaca, drogas e de uma infinidade de outros temas que não fazem (ou não deveriam fazer) parte do universo infantil.
Nós também já sabemos que esses movimentos não são obra do acaso. É importante para o mercado que essas crianças sejam consumidoras das músicas que eles lançam, como também das roupas, produtos etc.Acabou a infância!
E sobre a velhice? Ah, eles dizem que você pode envelhecer bem, ser produtivo, fazer atividade física para se manter ativo, vestir roupas que elevem sua autoestima, mas claro: nunca, jamais, deixe sua mente envelhecer, mantenha sempre sua mente jovem!
E o que tem de bom na juventude para que queiram antecipá-la a todo custo, e prolongá-la também? Primeiro, nós já sabemos que é a fase em que você tende a agir de modo mais precipitado, e isso é muito importante, porque você irá consumir mais, mesmo aquilo de que você não precisa. Porque, é claro, você ainda não descobriu exatamente de que você precisa, faz parte. Então é um momento oportuno para venderem de tudo para você.
Agora, há os que afirmem que manter a mente jovem faz com que os idosos sejam mais abertos à novidade, sejam mais alegres, sociáveis e blá, blá, blá. Eu não sei por qual juventude essas pessoas passaram, porque não tem nada mais RADICAL e ARROGANTE e AGRESSIVO do que os jovens. Quem aí não se lembra de todas as brigas que teve com familiares e amigos na juventude por BOBAGENS? A crença de que sabemos tudo, e que precisamos viver intensamente o agora, sem considerar que existe um amanhã?
Vão dizer também que: velhos com cabeça de velho não são antenados, vivem na mesmice e não fazem projetos. Engraçado, vocês não conhecem vários jovens assim? É porque não se considera uma reforma em casa como um projeto interessante, nem caminhadas diárias, nem o fato de se poder ler um livro sem ser interrompido, nem de se dedicar tempo para rever familiares, ou fazer cursos que dialoguem com sua essência, e não façam parte do que o mercado espera para qualificação profissional. A velhice é mesmo uma maravilha.
Não! Projeto de verdade é tentar dar a volta ao mundo, conhecer o máximo de pessoas possíveis, e mudar de profissão toda hora. Só de pensar, deu um cansaço?Mas é natural que jovens pensem assim. Ah, pode ser que um velho também queira fazer tudo o que um jovem faz. E qual o problema? Desde que ELE queira, e não QUEIRAM para ele.
A quem interessa essa mensagem: Crianças,mantenham sua mente de criança! Isso significa: festas com temáticas relacionadas à sua maturidade e às suas vivências;que tal presentes desse mesmo universo infantil? (Xi, não dá. Diminui demais o lucro!)
Ou então: Velhos, o corpo envelhece, a mente também! E vocês estão na melhor fase! Sabedoria não fará com que vocês gastem impulsivamente, afinal, vocês já sabem o que realmente importa na vida. (Não…menos lucro de novo, isso não!)
Agora vocês já entenderam porque nos fazem crer que é pejorativa a expressão: envelheça também sua mente!
Na verdade, jovens com mente de velho são os mais perspicazes. Já conseguem ter uma visão mais alargada do mundo, o que muitos da sua idade ainda não têm. Jovens de “cabeça velha” têm menos ansiedade, mais paciência e observação. Veem lá na frente, o que os jovens “com cabeça jovem” não conseguem ver. Mas está tudo bem, eles ainda são jovens, com o tempo, eles aprendem.
Resumindo: na nossa sociedade, a impulsividade, a extroversão e a instabilidade são extremamente valorizadas. Nada a ver com a velhice, certo? Ainda bem! Que maravilha é conhecer velhos com ”cabeça de velho”!
Deixe um comentário