As atividades artísticas e a ludicidade são elementos especialmente valorizados na educação infantil, e que, ao longo da vida escolar, infelizmente deixam de ser tão utilizados.
Essas atividades têm vários objetivos:
– Trabalhar coordenação motora;
– Criar um ambiente acolhedor;
– Fazer com que os estudantes desenvolvam a criatividade;
– Relacionar as atividades artísticas aos conteúdos trabalhados.
Enfim, essas tarefas exigem dedicação dos professores e dos estudantes, e a internet possui uma infinidade de sites, blogs e conteúdos para servirem de inspiração de tarefas a serem desenvolvidas em sala.
A questão é:
O quanto essas atividades de fato exploram O POTENCIAL DAS CRIANÇAS? Ou são maneiras de os professores explorarem as SUAS PRÓPRIAS HABILIDADES?
Tomemos como exemplo o primeiro pato da imagem acima. Ele foi feito com o intuito de trabalhar materiais recicláveis, por isso, o pratinho descartável no centro.
Essa atividade, claramente, foi feita em uma porcentagem do tipo:
95% professora;
5% estudante.
Como nós podemos inferir isso?
– As bordas de cada parte do pato foram cortadas com perfeição técnica e acabamento;
– Todos os detalhes da atividade seguem essa mesma precisão, e os acessórios são pré-fabricados.
A segunda imagem,por sua vez, foi um trabalho realizado por uma criança de 7 anos, após ouvir uma história sobre um pato. Sem ajuda ou sugestão de um adulto, ela fez o pato que ela imaginou. Para fazê-lo, utilizou os elementos que tinha disponíveis: meias e um pino velho de boliche.
Essa é uma atividade:
95 % criança;
5% adulto.
Qual é o objetivo das atividades escolares? Desenvolver as habilidades dos professores? Então a atividade número 1 é a melhor!
Ou não? O objetivo é explorar as habilidades artísticas e criativas dos estudantes? Então a proposta número 2 é a melhor!
E se alguém indagar: “Mas a atividade número 1 é mais bonita. O pai do estudante,com certeza, prefere receber uma atividade como essa a uma sem acabamento, torta e feita com materiais improvisados”.
Sobre a beleza da atividade: ela não precisa ser perfeita aos olhos de ninguém, e, sim, bela porque foi o SEU filho que realizou, com SUAS habilidades, SUA imaginação, e SUA criatividade. A professora somente orienta, O ALUNO FAZ.
QUAL A FINALIDADE DE UM PAI RECEBER UMA ATIVIDADE EM CASA, FEITA 95% PELA PROFESSORA, E SOMENTE 5% POR SEU FILHO?
Ainda sim, pode ser que tenham pais que prefiram ser “enganados”.
E o que faremos quanto a isso?
Diálogo!
A RESISTÊNCIA só é vencida com INSISTÊNCIA!
E a pauta dessa conversa será a mesma que estamos tendo aqui. Essa lógica de atividades é uma construção, que pode ser desconstruída aos poucos. Confiem, isso tirará um grande volume de trabalho dos professores, que podem continuar exercitando suas habilidades artísticas em outros contextos. E o melhor, irá fazer com que as crianças desenvolvam seu potencial de maneira mais autônoma e realmente criativa!
A partir do momento em que OS ESTUDANTES passarem a fazer as atividades, sob a orientação dos professores, é possível que sejam feitos patos AZUIS, COR DE ROSA, VERMELHOS, REDONDOS, TRIANGULARES, enfim… vai saber com que tipo de artista estamos lidando!
E até que esse momento não chegue, sua escola jamais poderá ser considerada um local de promoção de autonomia e criatividade! A diversidade é muito MAIS BONITA!
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